MENU

Pacientes com fibromialgia passam a integrar lista de pessoas com deficiência no âmbito municipal

Redação
24/02/2025 12h05 - Atualizado há 1 mês

Um projeto de lei de suma importância foi aprovado na sessão de quarta, dia 19, na Câmara Municipal. De autoria do vereador, Samuca (União Brasil), passa a ser reconhecido agora os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência conforme estabelece a legislação federal. 

Com a participação de representantes do Grupo de Pessoas com Fibromialgia de Araranguá, o projeto foi aprovado por unanimidade. A participação da representante do grupo, Ana Paula Silva, que fez uso da palavra requerida pelo vereador autor do projeto, serviu para  a necessidade de discutir sobre a doença com mais amplitude. “Não queremos pena, nem dó, só o que temos direito conforme a Constituição Federal estabelece. Precisamos de tratamento digno nos serviços públicos de saúde, e capacitação dos profissionais para um atendimento mais humanizado “, solicitou no plenário. 

Segundo o vereador, Samuca, com a aprovação do projeto, as necessidades das pessoas com esta deficiência poderão ser discutidas de maneira mais ampla no município. “Esperamos que com esta lei as políticas públicas para atender estes pacientes sejam instituídas”,  argumentou. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Fibromialgia, “a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas”.


Notícias Relacionadas »