MENU

Rodada de Negócios impulsiona microempresas e fortalece o setor têxtil no Sul de SC

Promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Lojas Renner, evento conecta empresários do setor têxtil a grandes oportunidades de mercado

Redação
16/04/2025 16h57 - Atualizado há 2 dias

  

Aproximar pequenos empreendedores de grandes varejistas pode transformar realidades e impulsionar a economia local. Com esse objetivo, o Sebrae/SC e a Lojas Renner realizaram, nessa terça-feira (15/4), em Criciúma, uma rodada de negócios voltada ao setor têxtil. O evento gratuito reuniu empreendedores na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), para a promoção de conexões, troca de experiências e oportunidades reais de inserção no mercado.

Participaram da ação empresários do setor da moda, que tiveram a oportunidade de ampliar o networking, fechar negócios, aumentar os canais de venda e, ainda, descobrir novas possibilidades dentro da cadeia de fornecimento da Lojas Renner. A troca permitiu que os empreendedores conhecessem melhor os processos e critérios exigidos por uma das maiores redes de varejo de moda do país.

Há 25 anos no mercado têxtil e na busca pela diversificação dos clientes, Kleber Lohn e Letícia Wolf Maia, da Thamylohn Confecções, saíram confiantes da iniciativa. “Trabalhamos há mais de 20 anos para o mesmo cliente e vimos na rodada uma oportunidade de crescer, diversificar e melhorar nosso ambiente de trabalho”, ressalta Lohn.

A ação integra o Programa Conexões Corporativas, iniciativa do Sebrae/SC que conecta pequenos negócios a grandes corporações, promovendo inclusão produtiva e geração de renda.

“O Conexões Corporativas é uma estratégia que o Sebrae/SC utiliza para aproximar as grandes empresas dos pequenos negócios para, assim, fortalecer a cadeia produtiva como um todo. Essa parceria com a Lojas Renner possui outras ações, como o projeto de Encadeamento Produtivo, que busca melhorar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios”, comenta a coordenadora estadual do Programa Conexões Corporativas, Josiane Minuzzi.

Resultados positivos

O projeto de encadeamento produtivo com as Lojas Renner teve início em 2017 e está na quarta edição, o que demonstra o sucesso e os resultados positivos. O gerente de gestão de fornecedores das Lojas Renner, Renan Pedot afirma que parcerias como esta contribuem com a evolução do empreendimento.

“Necessitamos desta parceria para expandir nossa força de trabalho e atuar nas facções têxteis, onde não conseguimos chegar, que aumentam a nossa produtividade e nos permite competir com os players do mercado. Buscamos as empresas que queiram trabalhar conosco, independente se elas têm os pré-requisitos ou não porque, por meio do Sebrae, conseguimos trabalhar para que elas atinjam os nossos requisitos”, comenta o gestor, acrescentando que a Lojas Renner tem o compromisso de manter 70% de suas aquisições no mercado nacional.

Conforme a analista técnica do Sebrae/SC, Elisandra Bernardi, a iniciativa permitiu também que os empreendedores apresentassem produtos e serviços aos fornecedores da Renner, recebendo orientações valiosas sobre padrões de qualidade, processos de fornecimento, prazos e exigências para futuras parcerias. Para os participantes, a ação representou muito mais que um encontro comercial, mas sim foi uma chance de aprendizado, visibilidade e crescimento.

“Articulamos e contatamos as empresas para terem acesso e participarem de iniciativas como esta. Divulgamos as informações nos canais de comunicação para que cheguem aos empresários, pois trata-se de uma boa oportunidade para fazer negócios. A intenção é que todos saiam ganhando e fortalecendo o setor têxtil da nossa região”, afirma.

Um dos exemplos de sucesso da parceria é visualizada na Vanelise Confecções, que já trabalha junto à rede de lojas da Renner. “Ela é o nosso principal cliente e a iniciativa realizada hoje é importante para buscar mão de obra, que é a grande dificuldade da atualidade. Com o Sebrae/SC percebemos a capacitação, pois ele é o grande mentor deste processo, que nos auxilia muito, pois possui as ferramentas e o caminho para chegar na profissionalização”, ressalta o gerente industrial Vanelise Confecções, Silvério Buss.

A Executiva Núcleo de Moda Sul Catarinense, atrelado ao Sindicato da Indústria do Vestuário Sul Catarinense (Sindivest), Milse Maia, salienta que ações como esta merecem destaque. “Elas oferecem oportunidades reais de crescimento, acesso ao mercado e profissionalização para nossas indústrias”, diz.


Notícias Relacionadas »