MENU

Servidores do IMA-SC iniciam diálogo com setor econômico para construção do Plano Estratégico de Carreira

Representantes da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de SC (ASSIMA) estiveram na FACISC e na FIESC

Redação
07/04/2025 11h38 - Atualizado há 1 semana

Com o objetivo de apresentar a proposta metodológica do Plano Estratégico de Carreira (PEC) dos servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), representantes da Associação dos Servidores do Instituto (ASSIMA) estão realizando uma série de encontros com autoridades políticas e entidades representativas. Nessa quinta-feira, dia 3, a articulação ocorreu com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ambas com sede em Florianópolis.

Pela manhã, o presidente da ASSIMA, Bruno de Souza Sodré, e a assessora técnica da Associação, Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias, foram recebidos na FACISC pelo superintendente da instituição, Rodrigo Busana, acompanhado pelo vice-presidente da Regional Sul, Pedro Kuzniecow, e pela advogada e consultora ambiental da Federação Empresarial, Aline Masson. Na conversa, ficou evidente a importância do instrumento de licenciamento autodeclaratório, bem como da necessidade de adoção de novas tecnologias para auxiliar a gestão ambiental no estado.

Já no período da tarde, a reunião foi na FIESC, com o diretor institucional e jurídico, Carlos José Kurtz, e o gerente executivo jurídico da Federação Industrial, André Cordeiro. A agenda na FIESC foi marcada pela abordagem sistêmica da pauta ambiental, feita pelo diretor Carlos, e pela reflexão sobre a importância de um órgão ambiental com uma carreira moderna, pautada em abordagens técnico-científicas. A vice-presidente da ASSIMA, Elaine Zuchiwschi, acompanhou os demais servidores nesse encontro.

“Saímos muito confiantes das agendas e certos de que a contribuição dos setores empresariais será de fundamental importância na construção das diretrizes que direcionarão a carreira dos servidores do IMA-SC ao encontro do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social com a proteção do meio ambiente. As Federações farão debates internos e apresentarão suas constatações ao Plano Estratégico de Carreira em até 30 dias”, pontua Sodré.

Essas agendas fazem parte da etapa de consulta aos stakeholders do PEC. As primeiras articulações ocorreram em março, quando representantes da ASSIMA foram recebidos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) pelos deputados das principais comissões permanentes relacionadas à carreira dos servidores.

A apresentação da proposta metodológica do PEC visa abrir oportunidades para os debates que subsidiarão a elaboração de diretrizes voltadas ao futuro da carreira dos servidores do IMA-SC, entidade fundamental para o desenvolvimento catarinense e que, em 2025, celebra 50 anos de história.

Sobre o PEC
Com o intuito de garantir a vitalidade da carreira dos servidores do IMA-SC e o cumprimento das diretrizes de defesa e preservação do meio ambiente, a ASSIMA está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira da categoria. A elaboração e conclusão do documento deverá acontecer até o mês de julho, quando ocorre o aniversário do Instituto.

Além de buscar impulsionar a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores – uma luta já antiga da categoria – como marco comemorativo às cinco décadas do IMA-SC, o PEC também volta o olhar para a conjuntura das políticas ambientais em médio e longo prazo, a necessidade de maior resiliência frente às oscilações políticas e o próprio impulsionamento da carreira dos servidores no âmbito técnico-científico. Ou seja, de forma geral, trata-se de um documento que dará as diretrizes necessárias à carreira dos servidores do Instituto.


Notícias Relacionadas »