MENU

Representante da Amucc destaca importância de ações em prol da prevenção contra o câncer em SC

Redação
11/04/2025 12h13 - Atualizado há 1 semana
Representante da Amucc destaca importância de ações em prol da prevenção contra o câncer em SC
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O câncer é uma epidemia mundial. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, em 2024, 10 milhões de pessoas morreram em decorrência do câncer e no Brasil os números também são alarmantes. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que entre 2023 e 2025 surgirão anualmente aproximadamente 700 mil novos casos de câncer no país, sendo os tipos mais comuns o câncer de pele não melanoma, de mama, próstata e cólon.

O alerta foi feito pelo representante da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), Saulo Ribeiro, que foi à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (10) para divulgar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril, e as ações desenvolvidas pela entidade nestes 25 anos de atuação e de contribuição histórica para o fortalecimento das políticas de saúde em Santa Catarina.

A presença de Saulo Ribeiro foi uma iniciativa liderada pelo deputado Marcos da Rosa (União), sensível à causa.

“Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer reforçamos nosso compromisso com a saúde e com todos que enfrentam essa luta. Estamos acompanhando de perto projetos que visam a prevenção e o acesso ao tratamento digno e humanizado. O trabalho do Parlamento é garantir que políticas públicas cheguem a quem mais precisa”, reiterou. 

Com apenas 26 anos, o jovem descobriu que tinha câncer de testículo e sentiu seu mundo desmoronar. “Mas superei. Hoje posso afirmar que venci o câncer e virei porta-voz da Amucc, que foi a entidade que me acolheu e me deu todo o suporte”, disse o rapaz, solicitando o apoio do Parlamento para a adoção de políticas públicas cada vez mais efetivas para essa doença.   

Em sua fala, o representante da entidade enfatizou que 8 de abril marca a luta pelo enfrentamento e pela conscientização dessa doença, com a promoção de ações de prevenção e tratamento. “O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo”, alertou. “O estado apresenta uma taxa elevada de incidência de câncer, com destaque para os casos de câncer de pele e mama. A conscientização e a educação sobre a doença são fundamentais para reduzir esses números e promover a saúde da população.”

Nesse contexto, disse, a Amucc (Amor e União Contra o Câncer) desempenha um papel crucial.  "Com 25 anos de ativismo, a Amucc é uma organização sem fins lucrativos que atua no apoio a pacientes e familiares, oferecendo serviços de acolhimento, orientação, advocacia  e assistência social. Os voluntários da Amucc são verdadeiros heróis, dedicando seu tempo e esforço para ajudar aqueles que enfrentam o câncer, promovendo campanhas de conscientização e dando suporte aos pacientes. “A importância da Amucc e de seus voluntários na luta contra o câncer é inestimável, mudam vidas”, admitiu.

Os parlamentares se manifestaram em prol da causa da Amucc. O deputado Fernando Krelling (MDB), que perdeu o pai para a doença em 2024, confessou que o diagnóstico, no primeiro momento, representa uma destruição emocional a todos. “Por isso a importância da prevenção. Temos que conscientizar as pessoas para que se preocupem com a prevenção. Contem conosco nessa luta incansável", disse o parlamentar.


Notícias Relacionadas »