MENU

Deputado Rodrigo Minotto pede esclarecimentos da Casan sobre furtos de hidrômetros em Criciúma

Redação
16/07/2025 11h26 - Atualizado há 1 dia

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o requerimento nº 2416/2025 solicitando à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informações detalhadas sobre os recorrentes furtos de hidrômetros em Criciúma. A proposta, aprovada em plenário, surge diante de diversas reclamações de moradores que, além de enfrentar interrupções no abastecimento de água, precisam arcar com custos para a reposição dos equipamentos furtados.

No requerimento, Minotto pede que a Casan esclareça quantos casos foram registrados nos últimos doze meses, os procedimentos adotados diante de cada furto, como é feita a reposição e quem arca com os custos. “Não se trata apenas de um problema de segurança, mas de um serviço essencial, que é o fornecimento de água. Quando um hidrômetro é furtado, o consumidor fica sem água e ainda corre o risco de ter que pagar por algo que não causou”, destacou.

Ainda de acordo com o parlamentar, é preciso se antecipar a situação, e a melhor forma de fazer isso seria a prevenção. “São necessárias ações para minimizar os transtornos causados à população, seja através de uma campanha de prevenção ou ainda uma adequação na instalação”.

O deputado aguarda que a Casan encaminhe respostas até o fim de agosto. Com base nas informações recebidas, serão avaliadas novas medidas em defesa dos consumidores, garantindo que a população de Criciúma não continue enfrentando transtornos no abastecimento de água, nem sendo penalizada com custos indevidos.


Notícias Relacionadas »