O Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) participou entre os dias 6 e 8 de maio de 2025 do Encontro Estadual do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), realizado em Chapecó, no Oeste catarinense. O evento reuniu gestores de cultura de todo o estado para debater políticas públicas, promover a troca de experiências e fortalecer o trabalho regional na área cultural.
Durante o encontro, o gestor de cultura de Passo de Torres, Jaime Luís da Silveira Batista, foi eleito vice-presidente do CONGESC, representando o Extremo Sul com protagonismo e liderança. Jaime também foi agraciado com o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural 2025, promovido pela FECAM (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina) em parceria com o CONGESC. A premiação reconheceu o trabalho inovador desenvolvido no município de Passo de Torres, com foco na valorização da identidade cultural, inclusão e acesso às manifestações artísticas.
“Esse prêmio é um reconhecimento coletivo. A cultura é construída a muitas mãos, e a participação no CONGESC nos fortalece, nos conecta a outras realidades e nos inspira a fazer mais e melhor pela nossa comunidade”, destacou Jaime Batista.
A participação do Colegiado de Cultura da AMESC no encontro evidenciou a importância dos gestores municipais estarem inseridos em espaços de articulação e decisão como o CONGESC, que atua na formulação de estratégias e no fortalecimento das políticas públicas culturais em todas as regiões de Santa Catarina.
“A presença do Colegiado de Cultura da AMESC nesse evento demonstra nosso comprometimento com a integração regional e com o avanço das políticas culturais. Seguimos fortalecendo a cultura como vetor de desenvolvimento e identidade para os nossos municípios”, afirmou o coordenador de Cultura e Turismo da AMESC, Jorge Scandolara Jr.